domingo, novembro 5

Bobby Fischer chegou

  Lendário Bobby Fischer                     |Créditos https://okdiario.com/bebes/2015/11/17/lninos-importantes-historia-ii-8936

Robert James Fischer (1943-2008) foi um americano, que com a sua genialidade colocou o xadrez no centro da comunicação social no ano de 1972. Bobby Fischer, nome pelo qual era conhecido, passou a ser uma estrela, cuja a vida era seguida com toda a curiosidade dentro e fora do tabuleiro. Através desse mediatismo o xadrez recebeu milhões de novos adeptos em todo o mundo. Pela primeira vez, o comum dos mortais do planeta Terra, seguiram ao milímetro uma disputa pelo campeonato de mundo de xadrez: Fischer versus Spassky. No centro deste jogo estava a guerra fria, entre o bloco ocidental e o bloco da URSS. Num só jogo estava em disputa o poderio das capacidades das melhores mentes dos dois lados desta luta surda, mas real. E era uma luta que se estendia desde a conquista do espaço até aos melhores feitos na ciência e tecnologia, nos jogos olímpicos, etc, etc… E em 1972, contra todas as probabilidades, Bobby Fischer tornou-se o 10º Campeão Mundial de Xadrez.

E perguntam vocês, porque falamos nós do lendário Bobby Fischer? 

Surpreendentemente ontem tivemos conhecimento do aparecimento de um novo grupo a praticar xadrez em Almada, o Clube de Xadrez APEST Bobby Fischer, que já se encontra registado na Federação Portuguesa de Xadrez, com o número 7007. APEST é a Associação de Pais da Escola EB da Quinta de Sta Teresa, hoje conhecida EB1 Presidente Maria Emília, a qual se situa na Charneca de Caparica.

Paulo Vilão, pai e membro desta associação desde o início diz, sobre este assunto o seguinte:
O xadrez sempre foi quase uma obrigatoriedade para nós, quando iniciamos a APEST.”...Desde 2013, que conseguimos colocar em contacto com o xadrez, cerca de 250 a 300 crianças”...A ideia do clube seria aproveitar esse grande número de crianças como base de recrutamento para o clube”.

Treino no Clube de Xadrez APEST Bobby Fischer| Foto gentilmente cedida por Paulo Vilão, montagem AD
Saudamos esta jovem Associação de Pais, pela visão da criação deste Clube de Xadrez que representa bem a visão do ensino da escola moderna, onde o xadrez é um parceiro pedagógico essencial. Saudamos esta iniciativa e desejamos desde já o maior sucesso. Quem pretender saber mais pode consultar mais informação aqui.

Quando procuramos na Federação Portuguesa de Xadrez os clubes registados pela Associação de Xadrez de Setúbal evidenciam outro novo clube, registado com o número 7008, e tem o nome “Clube de Xadrez CCF”. 

Clubes registados na Federação Portuguesa de Xadrez, da área da Associação de Xadrez de Setúbal @ 05-11-2017

Queremos querer, atendendo a outras fontes de informação, que se trata do Clube de Xadrez do Colégio Campo de Flores. O Colégio Campo de Flores, é o maior colégio privado de Almada e tipicamente, tem alunos com brilhantes classificações a entrarem nas melhores universidades do País e estrangeiro. Neste colégio, o seu diretor o Dr. João Rafael Almeida, sempre considerou a prática de xadrez essencial e por isso não é todo surpreendente o arranque de mais este clube de Xadrez em Almada. 

As melhores felicidades aos praticantes destes clubes, e também aos seus professores e dirigentes.