sábado, novembro 11

5º AL-XADREZ: Festa de Xadrez no 2º Torneio


No esplêndido espaço da Biblioteca Municipal Maria Lamas, no Monte de Caparica, aconteceram esta tarde fantásticos momentos de xadrez. Foi o segundo torneio do 5º AL-XADREZ com a participação de 31 jogadores, com idades entre os 7 e os 82 anos, provenientes dos concelhos: de Almada (19 jogadores), Seixal (10 jogadores), Lisboa (2 jogadores).


Diversos jovens jogaram hoje pela primeira vez um torneio de xadrez e tiveram um excecional desempenho passando espetacularmente pela sensação agridoce: amargo das derrotas e doce de ir às nuvens quando se vence! Cumprimentamos de forma efusiva as equipas de xadrez estreantes nesta prova e no xadrez nacional, sejam bem-vindas:
# Clube de Xadrez APEST Bobby Fischer (5 jogadores)
# Clube de Xadrez Colégio Campo de Flores (1 jogador)
Biblioteca Municipal Maria Lamas (equipa informal constituída por 2 jogadores praticantes regulares de xadrez no espaço da biblioteca)


Destacamos também o regresso a esta prova do Independente FC Torrense (10 jogadores). Além da quantidade o IFC Torrense tem trazido à prova uma qualidade que agradecemos e fica bem patente pelos resultados de cada prova.


Queremos partilhar o orgulho da organização desta prova pelo cumprimento do primeiro objetivo do 5º AL-XADREZ – divulgação do xadrez – com todos os nossos parceiros: Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria; Câmara Municipal de Almada – Divisão de Desporto; Agrupamento de Escolas da Caparica, e nesta prova a Biblioteca Municipal Maria Lamas.


Na série A participaram 18 jogadores federados com força de jogo, ELO, acima de 1250 pontos. Modeste Mendes, 1º Tabuleiro da equipa Independente Fc Torrense arrasou a concorrência vencendo a prova invicto. O 2º classificado foi Américo Costa, do Clube Peões da Caparica, que só foi derrotado no tabuleiro pelo Modeste. E em 3º lugar, surpreendentemente ficou o jovem Tiago Machado, do Clube Peões da Caparica, que fez uma prova espetacular trepando 12 posições em relação à lista de partida. 

A classificação da série A está disponível na imagem abaixo e no link.

Na série B participaram 13 jogadores, a maioria estreantes em torneios de xadrez. Foi ótimo ver muitos familiares a acompanharem e apoiarem os jogadores nesta prova. Os miúdos tiveram desempenhos muito interessantes, e tudo indica, que terá sido uma boa experiência a repetir em breve. 


O Miguel Monteiro, do Clube Peões da Caparica, venceu a série B com 5 pontos. Em 2º lugar, em igualdade pontual ficou Pedro Barreiros do Independente Fc Torrense. O 3º lugar foi ocupado pelo Daniel Bondarenko, também do Independente Fc Torrense. A classificação da série B está disponível na imagem abaixo e no link.


Agradecemos a todos os jogadores pelo desportivismo e por toda a energia que colocaram nesta prova. O 5º AL-XADREZ terá já no próximo sábado o 3º torneio, contamos com todos vós.