domingo, janeiro 29

CPC no Campeonato Nacional de Semi-Rápidas por Equipas - Marinha Grande

O Clube Peões da Caparica participou ontem (28 de janeiro) no Campeonato Nacional de Semi-Rápidas por Equipas que decorreu na Marinha Grande, no Sport Operário Marinhense. Nesta prova celebrou-se o 28º Torneio Memorial Dr. José Vareda.

Foram 79 as equipas presentes nesta edição representadas por cerca de 460 jogadores, traduzindo um recorde neste campeonato nacional.
O local revelou-se um pouco limitado face ao número de equipas e de jogadores, no entanto com boa vontade foi possível conduzir a prova em 3 rondas na parte da manhã e em 5 na parte da tarde. Salienta-se que dado o elevado número de equipas, a organização optou por um total de 8 rondas em oposição às 7 inicialmente previstas.

Fonte: https://www.facebook.com/fpxadrez/

Fonte: https://www.facebook.com/fpxadrez/


Fonte: https://www.facebook.com/fpxadrez/

O CPC deslocou à Marinha Grande 10 jogadores em duas equipas assim constituídas:

Clube Peões da Caparica A

Clube Peões da Caparica B
Américo Costa
Richard Belecciu
André Pereira
Rafael Nuno
João Brazão


Alberto Martinho
Miguel Martinho
Tiago Machado
Miguel Monteiro
Gaspar Brazão



Na primeira ronda as duas equipas do CPC confrontaram-se, tendo a equipa A vencido a equipa B pela margem mínima (2,5; 1,5). Este resultado fazia adivinhar um extraordinário desempenho da equipa B!



Após as 3 rondas da manhã, as duas equipas do CPC e os acompanhantes, reabasteceram energias num almoço em que a boa disposição foi a regra principal. 



Considerando o apertado horário da prova, os Peões fizeram-se ao caminho para cumprirem as 5 rondas da tarde. 

Na participação da equipa B destaca-se o particular interesse do Tiago Machado, que se revelou o elemento mais disponível para jogar e apoiar os outros jogadores. O Tiago mostrou-se também muito concentrado nos jogos o que deixa antever grandes sucessos para o futuro. 

Fonte: https://www.facebook.com/fpxadrez/

Fonte: https://www.facebook.com/fpxadrez/

No final das oito rondas, o CPC A e o CPC B, obtiveram respetivamente 8 pontos (4 vitórias e 4 derrotas) e 6 pontos (3 vitórias e 5 derrotas), a que corresponderam a 41ª posição e a 61º posição.

A equipa B do GD Ferroviários do Barreiro sagrou-se campeã nacional de semi-rápidas, com a mesma pontuação (22 pontos) que o 2º e o 3º classificados, o Círculo de Xadrez de Montemor-o-Velho e a Académica de Coimbra, respetivamente.
Muitos parabéns aos vizinhos Ferroviários!


Os resultados completos do Campeonato Nacional de Semi-Rápidas por Equipas podem ser consultados aqui.

Mais informações relativas a esta prova no facebook da Federação Portuguesa de Xadrez.

O CPC saúda os amigos que encontrou nesta prova e espera revê-los brevemente!