quinta-feira, maio 12

Al - Xadrez 3

Rei D. Dinis (1261-1325)| Créditos Museu Nacional de Arte Antiga

Perto do mar tenebroso, a Sul de Lisboa, está a fortaleza da Mina, assim chamada porque o mar quando agitado, deposita na margem pepitas de ouro. No Inverno os Habitantes da região dirigem-se para essa fortaleza e, até ao fim da estação, trabalham na extração desse ouro [da areia que o trouxe]. É uma maravilha do mundo.
 Edrici, Geógrafo Árabe, Séc. XII - Ver mais sobre este assunto aqui
 
Vista de Almada em 1837| Créditos http://almada-virtual-museum.blogspot.pt/

Curiosa descrição de Almada. 
Efectivamente pensa-se hoje que o nome Almada provém do árabe Al–Madan, ou seja A–Mina. Esta designação tem uma correspondência real à mina que terá existido no termo do lugar, ali para a Adiça (Fonte da Telha). Sabe-se que a extracção de ouro desse local (até 9 g/m^3) terá sido feito em diversas épocas, a mais recente no séc. XIX. Há quem afirme que o ouro para coroa e ceptro dos Reis D. Dinis e D. João III terão sido recolhido nesta região. 
Al-Madan, designação árabe| Créditos Centro de Arqueologia de Almada http://www.almadan.publ.pt/

Esta história vem a propósito do 3º Circuito de Xadrez Concelho de Almada que está preste a arrancar. Na passagem de pastas para a nova coordenação da secção de xadrez foi proposto que este circuito passa-se a ter um nome mais simples: Al-Xadrez 3.
 
Esta designação Al-Xadrez 3, com a anterior em subtítulo, teria entre outras vantagens dar a este evento um cunho cultural, mas também a recordação histórica de que foram os árabes os responsáveis pela introdução do xadrez na Península Ibérica.
 
Aproveito também esta mensagem para agradecer alguns prémios granjeados pela anterior coordenação que estão disponíveis para oferecer em próximos eventos:
# Pólos e quebra-cabeças: Empresa SQIMI - soluções de gestão de informação.
# Aulas de Vela: Prof.ª Cristina Domingos– Desporto Escolar / Clube Náutico de Almada / Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada.