quinta-feira, maio 23

Grande Prémio de Xadrez de Moscovo


Está a decorrer o Grande Prémio de xadrez de Moscovo. Este, é o primeiro de uma série de quatro torneios para selecionar dois jogadores para o torneio de Candidatos do próximo ano. O vencedor desse torneio será o pretendente a desafiar o Campeão do Mundo em novembro de 2020.
O com o valor de prémios para cada competição de 130.000 euros, mais um adicional de 280.000 euros entre os 10 finalistas da série, os 4 torneios totalizam 800.000 euros.

Foram escolhidos os 21 jogadores que atualmente jogam o Grand Prix de Xadrez, com exceção do atual campeão do Mundo Magnus Carlsen, irão jogar três dos quatro torneios, sendo que cada torneio terá 16 jogadores.

Estas provas utilizam o formato eliminatório (idêntico ao da Taça do Mundo), ou seja, cada jogador enfrenta outro em dois jogos clássicos em dois dias, indo a uma série de jogos de desempate de semirrápidas e de rápidos no terceiro dia se o jogo estiver empatado.

Ao ver o site https://worldchess.com/tournament/, deparei-me com esta curiosidade, uma foto de um jogo de xadrez projetado para ser usado em gravidade zero, por cosmonautas russos, que se encontra em exibição no museu do xadrez de Moscovo.


Fonte https://worldchess.com 

Na data em que este artigo está a ser escrito, decorre as meias finais entre os jogadores Nakamura, H (EUA) - Grischuk, A (Rússia) e Nepomniachtchi, I (Rússia) - Wojtaszek, R. (Polónia).