segunda-feira, maio 13

CPC em 7.º lugar no CNE 3.ª Divisão

Ultrapassada a fase das jornadas concentradas (5.ª, 6.ª e 7.ª jornadas) do Campeonato Nacional por Equipas da 3.ª Divisão (Série F), o Clube Peões da Caparica alcançou o 7.º lugar da classificação geral, resultado expectável perante a previsão inicial da época desportiva, medindo as forças de elo de todas as equipas.

Nas partidas de sábado, o CPC defrontou às:

  • 15h00 a Academica de Xadrez A.XAT, cujo resultado se fixou em 3-1 para a equipa alentejana. O destaque do CPC vai para o empate de negras do 3.º tabuleiro André Pereira contra o Marco Oliveira (ex-jogador do CPC) com uma força de jogo de praticamente mais 400 de elo;
  • 20h00 o Juventude Sport Clube, com a equipa eborense a conseguir levar a maior por 0,5-3,5, em que o Juventude tinha uma força de elo média de 2050, perto de 350 a mais que o CPC.
A necessitar de uma vitória ou de pelo menos um empate frente ao IFC Torrense na última jornada para o cumprimento do objectivo da época de se manter na 3.ª Divisão Nacional, o CPC jogou então às 15h00 deste domingo sob um intenso calor no Pavilhão do GD Ferroviários do Barreiro.

O primeiro tabuleiro ficou decidido rapidamente ao cabo de meia hora, com a vitória do Modeste Mendes do Torrense, frente ao Américo Costa. No segundo tabuleiro, uma imprecisão do Duarte Ribeiro na fase de meio jogo deu vantagem ao seu adversário João Jesus, que com um conjunto de lances sólidos confirmou a vitória. A precisar de 2 vitórias no 3.º e 4.º tabuleiro para alcançar o empate, o Rafael Nuno estava com vantagem de material mas em apuros de tempo e o André Pereira em ligeira desvantagem de material mas com vantagem posicional e o seu adversário também em apuros de tempo. Num final dramático em que no 3.º tabuleiro o Rafael chegou a ter 5 segundos no relógio por 2 vezes, esse factor foi decisivo para que o adversário Filinto Teixeiro (ex-jogador do CPC) conseguisse de forma muito meritória equilibrar a partida e acabar por vencer ao fim de mais de 3h30 de jogo. Com o objectivo do CPC a cair por terra, no 4.º tabuleiro o André acabou por empatar frente ao seu adversário José Guerreiro, num final muito complexo e de difícil análise para as brancas.

Seguem-se algumas fotos cedidas gentilmente pelo nosso jogador e dirigente Alberto Martinho, que fez a cortesia de acompanhar a equipa com a sua família na última sessão:

1.º tabuleiro: Américo Costa (negras)


2.º tabuleiro: Duarte Ribeiro (brancas)


3.º tabuleiro: Rafael Nuno (negras)


4.º tabuleiro: André Pereira (brancas)






O CPC agradece o empenho de todos os 8 jogadores que ao longo destas 7 jornadas participaram neste Campeonato em representação do Clube.

Todos os resultados poderão ser vistos ou revistos em http://chess-results.com/tnr397665.aspx?lan=10&art=1&fed=Clube&turdet=YES.

Um bem-haja a todas as equipas e ao desporto mental que tanto nos apaixona!