terça-feira, maio 28

VI Circuito Xadrez do Concelho de Almada, 4.º Torneio, Séries A e B – Clube Recreativo do Bairro da Bela Vista






No esplêndido pavilhão do Clube Recreativo do Bairro da Bela Vista, na Charneca da Caparica, realizou-se, no passado sábado dia 25 de maio, o 4.º Torneio do VI Circuito de Xadrez do Concelho de Almada. Este torneio teve a participação de 28 jogadores provenientes dos concelhos: de Almada (11 jogadores), Seixal (12 Jogadores), Barreiro (1 jogador), Montijo (1jogador) Amadora (1 jogador) Lisboa (2 jogadores).

Na série A participaram 15 jogadores federados com força de jogo, ELO, acima de 1250 pontos.  O grande vencedor, invicto, foi Modeste Mendes do Independente Fc Torrense. O 2º classificado foi Richard Belecciu do Clube Peões da Caparica e em 3.º Lugar Duarte Ribeiro do Clube Peões da Caparica.


Na série B participaram 13 jogadores. O grande vencedor foi Miguel Monteiro do Independente Fc Torrense. Em segundo lugar ficou Ana Simões do Clube Peões da Caparica e em 3.º lugar Daniel Bondarenko do do Independente Fc Torrense.  


Mais informação em http://chess-results.com/tnr430403.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES&flag=30 


Queremos agradecer pela organização desta prova, aos nossos parceiros: Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria; Câmara Municipal de Almada – Divisão de Desporto; Agrupamento de Escolas da Caparica, e claro está, ao Clube Recreativo do Bairro da Belavista representado por Paulo Barreiros que nos receberam de braços abertos.


O 5.º torneio do VI Circuito de Almada realizar-se-á no próximo dia 29 de junho de 2019, na sede do Clube dos Peões da Caparica. Contamos com todos vós.

quinta-feira, maio 23

Grande Prémio de Xadrez de Moscovo


Está a decorrer o Grande Prémio de xadrez de Moscovo. Este, é o primeiro de uma série de quatro torneios para selecionar dois jogadores para o torneio de Candidatos do próximo ano. O vencedor desse torneio será o pretendente a desafiar o Campeão do Mundo em novembro de 2020.
O com o valor de prémios para cada competição de 130.000 euros, mais um adicional de 280.000 euros entre os 10 finalistas da série, os 4 torneios totalizam 800.000 euros.

Foram escolhidos os 21 jogadores que atualmente jogam o Grand Prix de Xadrez, com exceção do atual campeão do Mundo Magnus Carlsen, irão jogar três dos quatro torneios, sendo que cada torneio terá 16 jogadores.

Estas provas utilizam o formato eliminatório (idêntico ao da Taça do Mundo), ou seja, cada jogador enfrenta outro em dois jogos clássicos em dois dias, indo a uma série de jogos de desempate de semirrápidas e de rápidos no terceiro dia se o jogo estiver empatado.

Ao ver o site https://worldchess.com/tournament/, deparei-me com esta curiosidade, uma foto de um jogo de xadrez projetado para ser usado em gravidade zero, por cosmonautas russos, que se encontra em exibição no museu do xadrez de Moscovo.


Fonte https://worldchess.com 

Na data em que este artigo está a ser escrito, decorre as meias finais entre os jogadores Nakamura, H (EUA) - Grischuk, A (Rússia) e Nepomniachtchi, I (Rússia) - Wojtaszek, R. (Polónia).

segunda-feira, maio 20

VI - Circuito de Xadrez do Concelho de Almada - 4.º Torneio


No próximo sábado, dia 25 de Maio, continua o VI - Circuito de Xadrez do Concelho de Almada com o seu quarto torneio na

 Sociedade Recreativa Bairro da Bela vista; (GPS: 38.627718, -9.184648) Rua Jaime Silva; Charneca de Caparica. Segue mapa com as orientações    



Cada torneio será disputado em sistema suíço de 6 rondas de partidas semi-rápidas de 15 minutos para cada jogador. 
Tem início às 15.00 H e fim às 19.00H, a prova é aberta a todos os jogadores de xadrez – federados ou não – considerando-se um limite máximo de 60 jogadores por torneio. 

Consulte o regulamento completo da prova em http://xpeoes-caparica.blogspot.pt/
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas preferencialmente por correio eletrónico para: xpeoes.caparica@gmail.com

Esperamos por si no VI - Circuito de Xadrez do Concelho de Almada

IV Open dos Ferroviários do Barreiro



Decorreu no dia 05 de maio de 2019 a 4.ª edição do Open dos Ferroviários do Barreiro, prova inserida no circuito nacional de provas de semirrápidas da FPX referente à época 2018-2019.

Numa prova que contou com 58 inscritos, o vencedor foi Rui Dâmaso da A. Xat (7,5 pontos em 9 possíveis), seguindo pelo campeão nacional absoluto, António Fernandes da AX Portugal com 7,0 pontos, e em 3.º lugar, com os mesmos pontos que o segundo classificado ficou Andrey Ferents do GD Ferroviários do Barreiro.

O Clube Peões da Caparica, participou com dois jogadores, Duarte Ribeiro e Ana Simões.

Duarte Ribeiro ficou em 16º lugar (5,5 pontos em 9 possíveis), e Ana Simões ficou em 30 º lugar (4,5 pontos em 9 possíveis). Muito Bem!

Mais informação em:

Excelente prestação de Américo Costa no CD Rápidas Individual



No passado sábado, a 18 de Maio, disputaram-se os distritais de Rápidas (Equipas e Individual) na sede do Barreirense.

Na prova por equipas participaram 6 equipas, e a grande vencedora foi a equipa do FC Barreirense, seguida do Santoantoniense, e em 3º lugar o AP Montijo.

Na prova individual, participaram 3 jogadores do CPC, Américo Costa, Richard Belecciu e Ana Simões para jogar as 9 rondas no ritmo de jogo 3'+2''.

Assim, em 30 inscritos, o grande vencedor foi Modeste Mendes do IFC Torrense) que venceu isolado com 8,5 pontos em 9 possíveis!, seguido de André Cabaça, do Santoantoniense, e Bruno Martins.

Américo Costa esteve em grande nível finalizou esta prova na 4.ª posição. ao passao que Richard Belecciu terminou em 9.º Lugar e Ana Simões em 21.º Lugar. Muito bem!



Mais informação em:
http://chess-results.com/tnr441165.aspx?lan=10&art=1

quarta-feira, maio 15

NOVAS DATAS - VI Circuito Xadrez Concelho Almada

Por motivos de sobreposição de datas da prova da Associação de Xadrez de Setúbal [Campeonato Distrital de Rápidas por equipas e individual] no próximo fim-de-semana, o CPC decidiu assim alterar a organização das suas duas últimas provas desta competição.

Desta forma, o 4.º Torneio de dia 18 de Maio passou para o fim-de-semana seguinte, dia 25 de Maio, tendo o 5.º e último Torneio passado para a data de 29 de Junho.

Segue-se o novo cartaz com as modificações necessárias:



Consulte o regulamento da prova actualizado.

Agradecemos a compreensão dos interessados!

segunda-feira, maio 13

CPC em 7.º lugar no CNE 3.ª Divisão

Ultrapassada a fase das jornadas concentradas (5.ª, 6.ª e 7.ª jornadas) do Campeonato Nacional por Equipas da 3.ª Divisão (Série F), o Clube Peões da Caparica alcançou o 7.º lugar da classificação geral, resultado expectável perante a previsão inicial da época desportiva, medindo as forças de elo de todas as equipas.

Nas partidas de sábado, o CPC defrontou às:

  • 15h00 a Academica de Xadrez A.XAT, cujo resultado se fixou em 3-1 para a equipa alentejana. O destaque do CPC vai para o empate de negras do 3.º tabuleiro André Pereira contra o Marco Oliveira (ex-jogador do CPC) com uma força de jogo de praticamente mais 400 de elo;
  • 20h00 o Juventude Sport Clube, com a equipa eborense a conseguir levar a maior por 0,5-3,5, em que o Juventude tinha uma força de elo média de 2050, perto de 350 a mais que o CPC.
A necessitar de uma vitória ou de pelo menos um empate frente ao IFC Torrense na última jornada para o cumprimento do objectivo da época de se manter na 3.ª Divisão Nacional, o CPC jogou então às 15h00 deste domingo sob um intenso calor no Pavilhão do GD Ferroviários do Barreiro.

O primeiro tabuleiro ficou decidido rapidamente ao cabo de meia hora, com a vitória do Modeste Mendes do Torrense, frente ao Américo Costa. No segundo tabuleiro, uma imprecisão do Duarte Ribeiro na fase de meio jogo deu vantagem ao seu adversário João Jesus, que com um conjunto de lances sólidos confirmou a vitória. A precisar de 2 vitórias no 3.º e 4.º tabuleiro para alcançar o empate, o Rafael Nuno estava com vantagem de material mas em apuros de tempo e o André Pereira em ligeira desvantagem de material mas com vantagem posicional e o seu adversário também em apuros de tempo. Num final dramático em que no 3.º tabuleiro o Rafael chegou a ter 5 segundos no relógio por 2 vezes, esse factor foi decisivo para que o adversário Filinto Teixeiro (ex-jogador do CPC) conseguisse de forma muito meritória equilibrar a partida e acabar por vencer ao fim de mais de 3h30 de jogo. Com o objectivo do CPC a cair por terra, no 4.º tabuleiro o André acabou por empatar frente ao seu adversário José Guerreiro, num final muito complexo e de difícil análise para as brancas.

Seguem-se algumas fotos cedidas gentilmente pelo nosso jogador e dirigente Alberto Martinho, que fez a cortesia de acompanhar a equipa com a sua família na última sessão:

1.º tabuleiro: Américo Costa (negras)


2.º tabuleiro: Duarte Ribeiro (brancas)


3.º tabuleiro: Rafael Nuno (negras)


4.º tabuleiro: André Pereira (brancas)






O CPC agradece o empenho de todos os 8 jogadores que ao longo destas 7 jornadas participaram neste Campeonato em representação do Clube.

Todos os resultados poderão ser vistos ou revistos em http://chess-results.com/tnr397665.aspx?lan=10&art=1&fed=Clube&turdet=YES.

Um bem-haja a todas as equipas e ao desporto mental que tanto nos apaixona!