O passeio de cavalo por todo o tabuleiro pode ser visto como a soma dos passeios por cada um dos quatro padrões (que já se apresentou no anterior apontamento). Porém a forma de combinar aqueles passeios depende dos padrões associados às casas de partida (1) e de chegada (64).
Para definir um passeio de cavalo pelo tabuleiro é importante observar as soluções já apresentadas e os movimentos ao longo de cada quadrante. Daí surgem as seguintes importantes notas:
A) as quatro casas no meio de um quadrante podem ser usadas para mudar de padrão;
B) um cavalo não pode visitar todos as casas de um quadrante em 16 movimentos consecutivos. Tem que deixar o quadrante e voltar a ele mais tarde;
C) não é possível mudar directamente de um padrão para seu espelho;
D) cada padrão num qualquer quadrante tem casas próximas do centro do tabuleiro. Se se terminar o passeio por um padrão numa dessas casas, têm-se mais opções na persecução do passeio;
E) o acesso às casas de canto do tabuleiro (a1, a8, h1 e h8) é limitado. Deve fazer-se a visita a essas casas, se não coincidirem com a casa de chegada, imediatamente antes do cavalo ir mudar de quadrante;
F) nunca esquecer que a casa de partida e chegada têm que ter cores diferentes.
Todos os passeios de cavalo podem ser divididos em 3 famílias consoante os padrões das casas de partida (1) e de chegada (64).
1ª Família
Os passeios que terminam num padrão diferente do inicial, mas não no espelho desse padrão, são da 1ª família. Esta é a família mais abundante; metade dos caminhos possíveis é deste tipo.
O método recomendado para realizar o passeio de cavalo na 1ª família é completar o padrão inicial, passar para o padrão espelho do passeio final, seguido do padrão espelho da casa de partida e finalizar com o passeio do padrão final.
Exemplo, iniciar o passeio na casa a1, pertencente ao padrão diamante direito, e terminar em h7 do padrão carrossel esquerdo. Na solução apresentada abaixo preencheram-se todas as casas do padrão diamante direito a amarelo (de 1 a 16). Preencheu-se depois o padrão carrossel direito (17 a 32). Preencheu-se de seguida o padrão diamante esquerdo (de 33 a 48). Finalmente preencheu-se o padrão carrossel esquerdo, terminando em h7.
2ª Família
Os passeios que terminam no espelho do padrão inicial são da 2ª família. Um quarto de todos os passeios é desta família.
A técnica recomendada para este caso é não completar o padrão inicial e passar a um dos outros e completá-lo. Voltar ao padrão inicial e completá-lo. Depois passar ao outro padrão disponível (diferente do final) e completá-lo. Finalmente terminar realizando o padrão imagem do inicial, ou seja, o padrão final.
Exemplo, ir da casa b8 (carrossel esquerdo) à casa g4 (carrossel direito). É evidenciada a linha de ligação entre a primeira e a última casa.
3ª Família
Os passeios que começam e terminam no mesmo padrão são da 3ª família. Um quarto de todos os passeios é desta família.
A técnica para os passeios da família três é deixar o padrão inicial antes de o completar, para um dos outros disponíveis. Depois de completar esse padrão passar para o espelho do padrão inicial e completá-lo. Passar então para o espelho do padrão completado em primeiro lugar. Depois deste completo passar para o padrão inicial e terminar na casa de chegada.
Exemplo passeio de c4 (carrossel direito) a e7 (carrossel direito). Inicia-se preenchendo parcialmente o padrão carrossel direito (1 a 5). De seguida preencher completamente o padrão diamante esquerdo (6 a 21). Passar e completar o padrão carrossel esquerdo (22 a 37). Iniciar e completar de seguida o padrão diamante direito (38 a 53). Completar o padrão carrossel direito (54 a 64).
Munidos destes instrumentos fica o desafio de cada um construir o seu próprio passeio de cavalo, definindo as suas casas pessoais de partida e de chegada. Assim podem dar o vosso próprio nome ao passeio de cavalo assim criado.
Por último, fica o desafio para compor um passeio sem olhar o tabuleiro. Sugere-se começar por resolver um passeio de cavalo imprimindo o tabuleiro abaixo e usando um lápis e desenhar aí um passeio. Resolva um passeio de cada família, percorrendo em saltos de cavalo com o lápis as casas de 1 a 64. Faça isso vários dias. Depois experimente resolver um passeio de cavalo sem olhar o papel ou o tabuleiro. Após algum tempo e prática vai conseguir fazer como o Luís de Matos, fazer o passeio de cavalo pelas 64 casas de olhos vendados, para qualquer casa de partida e de chegada.
Por último, fica o desafio para compor um passeio sem olhar o tabuleiro. Sugere-se começar por resolver um passeio de cavalo imprimindo o tabuleiro abaixo e usando um lápis e desenhar aí um passeio. Resolva um passeio de cada família, percorrendo em saltos de cavalo com o lápis as casas de 1 a 64. Faça isso vários dias. Depois experimente resolver um passeio de cavalo sem olhar o papel ou o tabuleiro. Após algum tempo e prática vai conseguir fazer como o Luís de Matos, fazer o passeio de cavalo pelas 64 casas de olhos vendados, para qualquer casa de partida e de chegada.
Saiba mais da história destes passeios aqui.
O método de resolução do passeio de cavalo apresentado baseou-se na seguinte página.