domingo, março 30

MI Luís Santos vence o 4.º Torneio do VIII Circuito de Xadrez do Concelho de Almada

MI Luís Santos venceu o 4.º Torneio do VIII Circuito de Xadrez do Concelho de Almada, um evento aberto a jogadores federados e não federados. O torneio foi realizado no dia 29 de março de 2025, no Solar dos Zagalos, Sobreda da Caparica. O árbitro principal do torneio foi Alberto Martinho


O VIII Circuito de Xadrez do Concelho de Almada é composto por 5 torneios de partidas semirrápidas, realizados em instituições de ensino e espaços de cultura e lazer do concelho de Almada.

O torneio seguiu o sistema Suíço, com 5 rondas no total. Cada partida teve um tempo de reflexão de 10 minutos mais 5 segundos adicionais por lance. O programa Swiss Manager foi utilizado para os emparceiramentos e os desempates.

O circuito é disputado em duas séries, de acordo com o seguinte critério:

  • Série A: Jogadores federados e com ELO igual ou superior a 1250 pontos.
  • Série B: Jogadores não federados ou com ELO inferior a 1250 pontos.
MI Luís Santsos venceu o torneio com um total de 4,5 pontos, tendo apenas cedido um empate para Filipe Mariano, jogador do Clube Peões da Caparica. No segundo lugar classificou-se o jogador do CPC Jain Yash, com 4 pontos. A sua única derrota foi com André Pereira, também do CPC, que se classificou no último lugar do pódio, com 3,5 pontos.

Pódio da série A

A série B foi ganha por Vasco Pereira (Ateneu De Montijo), tendo-se classificado no 6.º lugar da classificação geral com 2,5 pontos. No segundo lugar desta série ficou João Pereira, também do Ateneu do Montijo, com 2 pontos. O terceiro lugar da série B foi ocupado por Amir Ali Kondori, jovem atleta do CPC, que terminou o torneio com 1,5 pontos.

Pódio da série B
A classificação final ficou assim ordenada:


O 5º Torneio do VIII Circuito de Xadrez do Concelho de Almada será realizado no dia 26 de abril de 2025, no Clube Peões da Caparica, sito na EB1/J1 de Vila Nova de Caparica.

A organização agradece aos parceiros Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria e à Câmara Municipal de Almada – Divisão de Desporto, bem como à direção do Solar dos Zagalos pelo apoio prestado na organização deste circuito.