quinta-feira, abril 13

Garry Kasparov, o 13º Campeão do Mundo e um dos maiores jogadores da história do xadrez, faz hoje 60 anos!!

 Um génio!! O “Ogre de Baku” como era carinhosamente chamado pelos seus adversários, devido á forma como olhava o jogo e os adversários, completa hoje 60 primaveras.


Kasparov, dominou o jogo por mais de 20 anos como o jogador com melhor classificação e venceu todos os supertorneios em que disputou por 9 anos consecutivos (1981-1990).

Fica para a história, o campeonato do mundo, que se realizou em Moscovo contra Anatoly Karpov.  Teve início em 1984 e terminou a 9/11/1985. Nesse dia Kasparov tornou-se Campeão Mundial (resultado 13-11), vencendo o vigésimo quarto jogo com as peças pretas e usando a Defesa Siciliana. Ele tinha 22 anos na época, o que fez dele o mais novo jogador a se tornar Campeão Mundial de Xadrez. A vitória de Kasparov com as pretas no décimo sexto jogo é considerado uma das melhores partidas de xadrez de todos os tempos. O seu reinado durou 15 anos até ser derrotado por Vladimir Kramnik em 2000, no Match de Londres.

No meio de tanta atividade, fica para a história a sua vitoria contra o computador Deep Blue da IBM, em 1996 e a sua derrota em 1997 contra uma versão melhorada.

A 10 de Março de 2005, Kasparov anunciou a sua “reforma”, para se dedicar á política (oposição contra Putin, que na altura considerava um perigo para a nação Russa…), á escrita (muita da sua obra publicada, hoje, tem estatuto de clássico) e também treinou Magnus Carlsen, o atual campeão do mundo.

 A 6 de julho de 2017, surpreendeu o mundo do xadrez ao anunciar que ia participar no  torneio Saint Louis Rapid & Blitz, em St. Louis(EUA). Nessa competição, realizada entre os dias 14 a 19 de agosto, Kasparov marcou 3,5/9 nas rápidas e 9/18 na de blitz, terminando em oitavo de dez participantes. Desde então tem participado esporadicamente, como convidado, em vários torneios.

 Se conseguirem adquirir o livro do mestre Luis Santos  “Kasparov, Percurso Do Jovem Campeão” - Editorial Caminho será um achado