domingo, setembro 15

VIII Open VN Caparica - Resultados

Decorreu na tarde deste sábado 14 de Setembro a 8.ª edição do Open Vila Nova de Caparica. Com a sobreposição de calendário com várias provas nas redondezas, esta habitual competição teve várias datas definidas ao longo dos últimos 2 meses, tendo-se fixado no dia de ontem.


Em jeito de balanço, a prova contou com a participação de 11 equipas representadas por 36 jogadores e teve a honra de receber a participação do Mestre Internacional Luís Santos com um elo de 2251, provavelmente o jogador com o elo mais elevado que os Peões já receberam nesta prova desde a sua génese.

À 2.ª ronda, o "nosso Peão" Américo Costa (brancas) defrontou o MI Luís Santos (pretas)

Na classificação final, começando pelos Subs e na categoria Sub08 a Sub12, o pódio ficou assim definido:
1.º classificado: Matviy Faryma - 4,5 pts (centro)
2.º classificado: Miguel Monteiro - 3 pts (esquerda)
3.º classificado: Maksym Faryma - 3 pts (direita)

Categoria Sub14 e Sub16
1.º classificado: Daniel Fidalgo - 5 pts (ausente na entrega de prémios)
2.º classificado: Samuel Gonçalves - 5 pts (esquerda)
3.º classificado: Raquel Duque - 4 pts (direita)

Categoria Sub18 e Sub20
1.º classificado: Nuno Martins - 3,5 pts

Na classificação geral
1.º classificado: Modeste Mendes - 6 pts (centro)
2.º classificado: Tiago Leão - 5,5 pts (esquerda)
3.º classificado: Mário Figueiredo - 5,5 pts (direita)

4.º classificado: Volodimir Ulyanovskyy

5.º classificado: Richard Belecciu

Por equipas, o pódio foi disputado até à última, com o CPC em 1.º lugar à entrada para a última ronda, ex-aequo com o IFC Torrense, com a perseguição forte do GD Ferroviários! No final das 7 rondas, a classificação final por equipas ficou organizada da seguinte forma:
1.ºs classificados: IFC Torrense - 16,5 pts

2.ºs classificados: Clube Peões da Caparica - 16 pts

3.ºs classificados: GD Ferroviários do Barreiro - 16 pts (ex-aequo com o 2.º classificado, com o desempate a pender para o CPC)

Com mais um excelente apoio do Teatro Municipal Joaquim Benite, os melhores jogadores do Concelho de Almada receberam um bilhete duplo para uma peça de teatro “Reinar depois de morrer”. A classificação ficou assim ordenada:

1.º classificado de Almada: Richard Belecciu

2.º classificado de Almada: Arthur Vlug

3.º classificado de Almada: Américo Costa

4.º classificado de Almada: Jorge Gomes

A classificação geral e outros detalhes do Torneio poderão ser consultados em http://chess-results.com/tnr468427.aspx?lan=10&art=1&rd=7&turdet=YES&flag=30.

Segue-se um pequeno vídeo slideshow com algumas fotos do evento de ontem, recolhidas pelo Focus Fotografia. Será feito também um outro vídeo e publicado assim que possível.


O Clube Peões da Caparica faz um agradecimento especial a:
  • Todos os participantes da prova, que ajudaram a engrandecer a competição com um rico espírito desportivo, tendo o mesmo decorrido sem qualquer incidente e com um saudável espírito xadrezista;
  • À Câmara Municipal de Almada pelo apoio habitual ao longo do ano, na cedência de espaço, mesas e cadeiras. De saudar a visita à prova do Chefe da Divisão de Desporto da CMA Hugo Farto;
  • À Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria pelo apoio habitual ao longo do ano e, de forma adicional, a esta prova em concreto;
  • Ao Teatro Municipal Joaquim Benite pela continuidade no apoio da oferta dos bilhetes duplos para premiar os melhores jogadores do concelho de Almada.
Contamos com todos vós para a 9.ª edição em 2020!