sexta-feira, janeiro 19

Tiago Machado resvés Campo de Ourique da surpresa

Prémio melhor partida da 1.ª Ronda do Campeonato Nacional Equipas 2017-2018 - Tiago Machado
O jovem Tiago Machado, sub-16, representou a 3º tabuleiro o Clube Peões da Caparica (CPC) na deslocação da equipa ao reduto do Grupo Dramático Ramiro José em Lisboa, no dia 13 janeiro na 1ª ronda do Campeonato Nacional de Equipas 2017/2018 e engendrou brilhantemente a melhor partida deste encontro. 

O Tiago Machado, atualmente com 1413 pontos de ELO, enfrentou um oponente mais experiente, o veterano Paulo Afonso, de 1844 pontos de ELO. Atendendo à diferença tão acentuada de força de jogo era de esperar que o Tiago, ainda por cima a jogar de negras, se deixasse influenciar e abater psicologicamente facilitando o jogo ao adversário. Porém, não foi o caso, o Tiago teve uma performance, mais uma vez, excelente, decidindo muitas vezes pela melhor continuação em posições complexas. Apresentando, um bom entendimento das posições e tomando boas decisões. Pode até dizer-se que o Tiago esteve mesmo resvés Campo de Ourique de surpreender, tal foi a dinâmica que colocou nesta partida. Vamos ver! 

A brancas impuseram a abertura inglesa, e após a 6ª jogadas de ambas as cores [1.c4 e5 2.Cc3 Cf6 3.g3 Bc5 4.Bg2 Cc6 5.a3 d6 6.d3 0–0] a posição resultante foi a seguinte:



Excelente posição de abertura para as negras. O Tiago Machado tem tudo controlado liderando em desenvolvimento, roque e centro. Verifique-se, por exemplo, a impressionante possibilidade de movimentos livres do par de bispo das negras face ao par de bispos da equipa branca. 

Após mais meia dúzia de lance, 7.e3 a6 8.Cge2 Bg4 9.0–0 Dd7 10.Cd5 Cxd5 11.cxd5 Ce7 12.b4 

Nesta posição entrou-se no meio jogo. A posição é quase equilibrada, com uma ligeira superioridade negra mercê da sua melhor estrutura de peões e maior atividade episcopal. O par de bispo, além de maior capacidade relativa de movimentos, tem na mira pontos estratégicos relevantes do campo inimigo. 

Após mais meia dúzia de lances: 12.... Ba7 13.Bb2 Bh3 14.e4 Bxg2 15.Rxg2 f5 16.f4 Cg6 17.Tc1 fxe4 18.dxe4 




Continua-se no meio jogo, com vantagem negra. O Rei Branco está a meio caminho de ficar exposto. 

Reparem como as peças brancas estão em posição de defesa (Cavalo e Torre) e as negras discretamente agitam-se com a possibilidade de ataque iminente contra o reduto real (Bispo, Torre, Cavalo e Dama). A continuação foi 18.... exf4 19.Cd4 



As brancas tentaram o engodo da oferta de peão para fecharem as linhas de ataque às negras. Nomeadamente, as brancas ambicionavam chegar com o Cavalo a e6, mas o Tiago estava atento e a continuação foi 19.... Bxd4 20.Bxd4 fxg3 21.hxg3 



A posição tende dramaticamente para o final. As brancas têm o Rei exposto. As negras tentam descobrir a melhor trajetória para tirarem vantagem da sua posição superior. Impressionantemente, descobrem os melhores lances 21. ... Txf1 22.Dxf1 



A posição é delicada. O Tiago aqui poderia ter ficado confundido e perdido a coragem de atacar. Mas mais uma vez descobriu a melhor continuação 22. ... Dg4 



Parece-me que embora o Tiago tenha fortes ameaças ficou hesitante quando aconteceu 23.Txc7 Ch4+ 24.Rh1 



Esta é uma posição de vantagem esmagadora para o Tiago. Nesta posição o efeito conjugado da Dama e Cavalo negro não permitem reação das brancas. As negras deveriam ganhar material, nomeadamente o peão central e o Bispo, sem nenhuma contrariedade. 

Porém, aqui a falta de experiência do jogador negro vem ao de cima. Ele esquece o ataque. O Tiago começa a olhar mais para as ameaças vãs das brancas, simultaneamente sobre as casas f7 e g7 e momentaneamente acha-se incapaz de se defender e, esquece completamente as suas possibilidades de ataque. E de repente no tabuleiro parecia estar a acontecer um terramoto, como terá acontecido em Lisboa depois das 9h30 do dia 1 de novembro de 1755. 


Ilustração mostrando o desespero dos lisboetas durante o Teramoto de1755| Consultado aqui

Neste desespero o Tiago perdeu o rumo e jogou 24. ... Nf5 25.Qxf5 Qd1+ 26.Bg1 Rf8 27.Qe6+ 1–0 

O Tiago está, contudo, de parabéns. Foi uma bonita partida e muito bem jogada. Esta parte final do jogo irá sendo melhorada com o treino e com a experiência. 

Mas ninguém está livre de uma distração veja o que aconteceu na partida seguinte no 80º Tata Steel (2018) entre dois grandes mestres ao 31º lance das brancas: