segunda-feira, março 20

História do Open Vila Nova de Caparica


Hoje inicia a Primavera! É um bom momento para contar a história do Open Vila Nova de Caparica, pois no próximo sábado, 25 de março, teremos a sexta edição desta prova Peonina. A memória do Open entrelaça-se com o início da história do próprio Clube Peões da Caparica.

O Clube Peões da Caparica (CPC) foi formalmente constituído a 7 de dezembro de 2009, por um pequeno de grupo de cidadãos de Vila Nova de Caparica e arredores, interessado sobretudo em aumentar a oferta desportiva e cultural nesta localidade. O primeiro evento organizado pelo CPC foi o I Open Vila Nova de Caparica, prova de semi-rápidas de 15 minutos em 7 sessões, aconteceu a 30 de Janeiro de 2010 (menos de dois meses após a fundação). 

O I Open Vila Nova de Caparica (clicar para aceder ao chessresults) foi uma festa de xadrez com 76 participantes vindos de várias equipas do distrito de Setúbal e de Lisboa. Salienta-se a participação de uma equipa homónima, os Peões de Alverca (entretanto extinta). Os associados, não praticantes de xadrez, juntaram-se ao evento dinamizando um bar, cheio de coisas saborosas (como atestam as fotos abaixo). Muitas outras ajudas foram imprescindíveis para o sucesso do evento:
# Agrupamento de Escolas da Costa da Caparica
# Junta de Freguesia da Caparica
# Plano de Desenvolvimento de Xadrez de Almada (MF João Leonardo) e Câmara Municipal de Almada
# Associação de Xadrez de Setúbal (Sara Monteiro)
# Lugar ao Sol

Foi uma prova muito disputada que decorreu num ambiente de são convívio e sem problemas a assinalar. No final, o inexperiente árbitro principal que acumulava também as funções de diretor de prova, nem reparou que tinha dois jogadores empatados no primeiro lugar, com 6,5 pontos. Passou-se à distribuição de prémios, atribuindo vitória ao primeiro jogador da tabela, Luís Simões Reis, do Grupo Desportivo Ferroviários do Barreiro, e o segundo lugar ao Hugo Ferreira, da mesma equipa. Os jogadores não reclamaram. Só posteriormente, foi detetada a gralha, e por isso o Open Vila Nova de Caparica, é o único torneio que conhecemos, que na sua primeira edição teve dois vencedores: Luís Simões Reis e Hugo Ferreira.
 

Em 2011, no mesmo dia do mês de janeiro, tivemos a 2ª edição do Open Vila Nova de Caparica, com a participação recorde de 85 jogadores. Fantástico torneio.
 

Em 2012, a Federação Portuguesa de Xadrez marcou uma prova oficial para o último fim-de-semana de janeiro, e o CPC foi forçado a alterar a data III Open Vila Nova de Caparica, para 3 de março. O número de participante baixou para 62 jogadores.
 
Em 2013 e 2014 este evento não aconteceu.
 

Em 2015, a quarta edição do Open aconteceu a 14 de março, com apenas 33 jogadores.
 

Em 2016, o V Open Vila Nova de Caparica decorreu no dia 13 de fevereiro e teve uma participação de 32 jogadores, mas com a maior ELO médio de sempre 1614.

Para não maçar  mais, abaixo apresenta-se uma tabela com algumas informações relevantes destes eventos:

Renovamos o convite à participação na sexta edição deste Open. Faça já a sua inscrição enviando um e-mail para xpeoes.caparica@gmail.com

Para terminar temos um pequeno filme, com algumas fotos do 1º Open Vila Nova de Caparica (I Open VNC).