quinta-feira, dezembro 8

Resultados Finais - X Open Vila Nova de Caparica

 26 de Novembro de 2022 | 10h00 | 9 rondas | Escola Secundária Monte de Caparica

No sábado 26/11/2022 o Clube Peões da Caparica organizou mais um Torneio Open Vila Nova de Caparica, desta feita um número redondo, tendo alcançado a sua 10.ª edição. Fruto do sucesso do ano transacto, a organização optou por um espaço mais recente, tendo sido seleccionado o auditório da Escola Secundária Monte de Caparica, o que se revelou um formato vencedor pelas excelentes condições de jogo, espaço acolhedor, um palco de destaque para os 4 primeiros tabuleiros, com um excelente sistema de som e projecção de imagem.

A prova decorreu mais uma vez com elevado sentido de desportivismo e companheirismo por entre os participantes da modalidade de xadrez. Para as estatísticas destaca-se o número de 99 participantes, tendo-se obtido um recorde nesta prova de 13 titulados de mestre/candidatos a mestre, 12 nacionalidades diferentes e um top 10 com elo superior a 2100.


Os prémios também alcançaram um valor recorde, num total de 1.210€, com um extra patrocinado pela empresa Lugar ao Sol, um vale oferta de 7 noites em alojamento à escolha para 2 pessoas, 5 bilhetes duplos para o Teatro Joaquim Benite e ainda diplomas de participação para os elementos mais jovens.

Com o apoio da Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, da Câmara Municipal de Almada, da Federação Portuguesa de Xadrez e demais parceiros, o Clube Peões da Caparica conseguiu assim cumprir com o seu objectivo de fortificar e valorizar esta prova que já vai tendo cada vez mais renome no panorama nacional.

As 9 rondas decorreram num excelente nível no que respeitou a condições em geral, quer no factor competitivo, quer no respeito mútuo entre todos os envolvidos. Os horários previstos foram cumpridos, tendo inclusive havido uma antecipação nas últimas rondas, motivo que levou à satisfação de todos os participantes.

Todos os resultados finais, bem como os detalhes da prova, poderão ser consultados no seguinte link do Chess Results - http://chess-results.com/tnr684711.aspx?lan=10.

O CPC apresenta em forma de resumo a lista dos 10 primeiros classificados:

Para a posteridade, segue abaixo o link para a visualização de todo o repertório de fotografias da prova no facebook dos Peões:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.8465109553561267&type=3

Este ano a organização lançou uma novidade face às anteriores edições, que foi o recurso de gravação em directo da prova na sua página de Facebook, que assim fica para a posteridade:

* 1.ª parte (manhã): https://www.facebook.com/PeoesCaparica/videos/1738678613184151
* 2.ª parte (tarde): https://www.facebook.com/PeoesCaparica/videos/613253703885081
* 3.ª parte (entrega de prémios): https://www.facebook.com/PeoesCaparica/videos/1571077290018136

O Clube Peões da Caparica endereça assim o seu forte agradecimento às seguintes entidades e individualidades que tornaram possível a realização da prova:
- Câmara Municipal de Almada, nomeadamente na pessoa do José Carlos Oliveira mais uma vez presente no dia da prova;
- Junta da União de Freguesias da Caparica e Trafaria, nomeadamente na pessoa da Presidente Sandra Chaíça, com destaque para o momento da entrega de prémios;
- Federação Portuguesa de Xadrez;
- Escola Secundária Monte de Caparica;
- Teatro Municipal Joaquim Benite;
- Lugar ao Sol;
- Focus Fotografia;
- Equipa de arbitragem convidada na pessoa do Carlos Ferreira e Luís Alves;
- Aos vários associados do Clube que voluntariamente ajudaram na montagem e desmontagem do espaço. Uma nota especial para a Direcção do Clube, nomeadamente o Alberto Martinho, Ana Simões, Fernando Amaral, Jorge Gomes e Rafael Nuno, que num trabalho de união de ideias, contactos, distribuição variada de tarefas, reuniões sistemáticas e várias dezenas de horas para a preparação deste torneio conseguiram proporcionar um dia desportivo de excelência, elevando uma vez mais o xadrez no concelho de Almada.

Estão agora apontadas baterias para um XI Open Vila Nova de Caparica em 2023 carregado de exigência e com a intenção clara e árdua de superar a edição de 2022!