quinta-feira, junho 22

II Open Internacional de Xadrez da Caparica: na 1ª ronda vencem os favoritos

A primeira ronda do  II Open Internacional de Xadrez da Caparica, do Circuito Nacional de Clássicas 2016/2017 da FPX, disputada ontem, não viu qualquer resultado inesperado nos primeiros tabuleiros.
De facto, os jogadores mais cotados venceram os seus adversários com maior ou menor dificuldade. Destaque para o tabuleiro 4 onde Carlos Monteiro, jogador da Academia do Lumiar com 1351 de pontuação ELO resistiu durante 3,5 horas perante o MN Luís Reis, sendo a última partida a terminar.

Resultados nos primeiros 10 tabuleiros
A prova está a decorrer no histórico Convento dos Capuchos, cujas condições são perfeitas para a prática competitiva do xadrez.

Aspeto da sala de jogo
Os atletas dos Peões da Caparica tiveram uma participação interessante, averbando vitórias nos encontros entre MI Malkhaz Sulashvili e Lourenço Passeiro (tabuleiro 1), Américo Costa e João Abreu (tabuleiro 14), António Dias e Fábio Dong (tabuleiro 17), Rafael Nuno e Rafael Dong (tabuleiro 18), e Jorge Gomes e José Paiva (tabuleiro 25).

MI Malkhaz Sulashvili e Lourenço Passeiro (tabuleiro 1)

Américo Costa e João Abreu (tabuleiro 14)
António Dias e Fábio Dong (tabuleiro 17) e Rafael Nuno e Rafael Dong (tabuleiro 18)
Menos felizes foram André Pereira (empate), João Ferreira, Miguel Martinho e Tiago Machado que defrontaram adversários muito fortes e não conseguiram pontuar nesta ronda.
Destaque ainda para o novo jogador dos Peões da Caparica, o jovem veterano Fernando Fragoso que apesar de se bater muito bem, não conseguiu levar de vencida o seu adversário.

António Oliveira e Fernando Fragoso
Além da sala de jogo, os xadrezistas presentes têm à sua disposição uma sala para análise de partidas onde podem seguir as principais partidas via internet.

Sala de análise de partidas
A segunda ronda disputa-se hoje, iniciando-se às 19h30.
Os resultados e emparceiramento podem ser consultados aqui e as partidas podem ser reproduzidas aqui.