Entraram em vigor no dia 1 de julho as actualização ás leis de xadrez da FIDE. O documento com a actualização das regras encontra-se traduzido aqui.
Encontra-se, também no site da FPX, um documento com a compilação das alterações às regras da autoria do árbitro internacional Carlos Dias, podendo ser obtido aqui.
Proximamente será feita uma formação interna para os jogadores do CPC sobre esta matéria.
domingo, setembro 17
quinta-feira, setembro 14
A vontade de vencer de Aronian
Caricaturas de alguns distintos participantes do Campeonato Munidal de Xadrez FIDE 2017|http://en.chessbase.com/ |
O Campeonato Mundial de Xadrez (individual) FIDE 2017 está a decorrer na cidade de Tbilisi, Geórgia, de 3 a 27 de setembro. O torneio teve a participação de 128 jogadores: entre os quais o Campeão do Mundo Carlsen Magnus que foi afastado na terceira ronda, e o vencedor do anterior Campeonato do Mundo Sergey Karjakin que também foi eliminado. Neste campeonato tiveram entrada os melhores jogadores do Mundo.
O total de prémios deste Campeonato atinge um total de 1,6 milhões de dólares, com o vencedor a arrecadar 120 mil dólares, e por exemplo os derrotados na 1ª ronda a levarem 6000 dólares. Os finalistas ficam apurados para o Torneio de Candidatos de 2018.
O formato deste Campeonato do Mundo é de seis rondas a eliminar. Em cada ronda os oponentes disputam duas partidas em ritmo de clássicas, com controle de tempo de 90 minutos para 40 movimentos, seguido de 30 minutos para o resto do jogo, com um incremento de 30 segundos desde o primeiro lance. Se no final destas partidas houver empate, prossegue-se para dois jogos de semi-rápidas de 25 minutos com incremento de 10 segundos por lance. Havendo empate seguem duas partidas de rápidas de 10 minutos com incremento de 10 segundos por lance. Caso não seja apurado o vencedor acontecem mais duas partidas de rápidas de 5 minutos, com 3 segundo de incremento. Senão for ainda possível apurar um vencedor por este sistema, o mesmo será apurado por uma partida de rápidas, chamada de Armageddon, em que as brancas iniciam com 5 minutos e as negras com 4 minutos. Nesta partida um empate qualifica o jogador de negras para a ronda seguinte.
Aronian em entrevista no final de uma ronda do Campeonato do Mundo|http://tbilisi2017.fide.com/ |
Quem é Aronian?
Levon Grigorievich Aronian nasceu em Erevan, Arménia, a 6 de outubro de 1982. Aprendeu a jogar xadrez quando tinha nove anos de idade. Foi Campeão do Mundo U12 (1994) e U20 (2002), aos 13 anos, 1996, tornou-se Mestre Internacional e aos 17 anos, em 2000, fez-se Grande Mestre. Aronian foi um Candidato a Campeão do Mundo em quatro ocasiões: 2007, 2011, 2013 e 2014, mas nunca atingiu esse patamar.
Aronian depois de 2 anos relativamente apagado, voltou este Verão de 2017 à ribalta. Apresentou um xadrez invejável de elevada qualidade que o transportou de volta acima da fasquia dos 2800 pontos de ELO. Por exemplo, o Carlsen foi derrotado, neste período, duas vezes pelo o Aronian (uma das quais numa partida imortal que aparece muito comentada).
Aronian depois de 2 anos relativamente apagado, voltou este Verão de 2017 à ribalta. Apresentou um xadrez invejável de elevada qualidade que o transportou de volta acima da fasquia dos 2800 pontos de ELO. Por exemplo, o Carlsen foi derrotado, neste período, duas vezes pelo o Aronian (uma das quais numa partida imortal que aparece muito comentada).
Mas voltando ao Campeonato do Mundo, ontem Aronian tinha pela frente o russo Daniil Dubov, no segundo jogo de clássicas. A primeira partida, que tinha acontecido no dia anterior, terminou num empate. Mas, Aronian deixou escapar nas últimas jogadas dessa partida uma vantagem decisiva. Neste contexto, no segundo embate ontem, após 47 lance a posição atingiu a seguinte posição:
Parece uma partida empatada. Porém, o jogador da Arménia estava com ganas de vencer e após cerca de 50 lances a partida terminou na seguinte posição vencedora:
Boa sorte Aronian. O seu próximo oponente será o jogador ucraniano Ivanchuk. Outro adversário, que pratica um xadrez complexo e surpreendente. Em suma, um osso duro de roer...
sábado, setembro 2
Clube Peões da Caparica vence o Torneio das Vindimas - Palmela
A Festa das Vindimas de Palmela, este ano na 55ª edição, alargou os festejos ao xadrez, com o 1º Torneio desta modalidade.
Esta prova com caraterísticas de divulgação da modalidade, no concelho de Palmela, que atualmente não apresenta nenhuma equipa federada. Apesar do dia muito quente, marcaram presença 22 jogadores, 6 dos quais do Clube Peões da Caparica.
O Clube Peões da Caparica venceu por equipa este torneio.
O jovem Gabriel Silva, do Clube Peões da Caparica, destacou-se no 1º lugar do escalão sub-10.
O veterano Américo Costa também do Clube Peões da Caparica ganhou o primeiro lugar escalão S65.
Os jogadores André Pereira e Américo Costa do Clube Peões da Caparica ficaram no 2º e 3º lugar do pódio, tendo o Rúben Dias dos GD Ferroviários do Barreiro vencido o torneio em igualdade pontual com o 2º classificado, mas melhor desempate (ver a classificação geral aqui)
Foi uma prova muito interessante e esperamos que em breve nasça uma nova equipa de xadrez em Palmela.
Subscrever:
Mensagens (Atom)